quarta-feira, 8 de junho de 2011

Bi-campeão em busca do recorde

Aqui no blog, já contamos a história de Torben Grael, o maior atleta olímpico da história do País. Agora, abriremos espaço para outro grande iatista brasileiro que pode até superar o recorde de seu antecessor: Robert Scheidt, dono de quatro medalhas olímpicas, sendo duas de ouro.

Robert nasceu em São Paulo, em 15 de abril de 1973 e já aos nove anos, incentivado pelo pai, começou a velejar nas águas da represa de Guarapiranga, no Yatch Club de Santo Amaro.  Na época, o menino loirinho, já alto e atlético para a sua idade, gostava de praticar tênis, mas foi mesmo na vela onde encontrou o caminho que o levaria à glória olímpica.

Aos 12 anos, Sheidt já era tri-campeão sul-americano da classe Optimist de vela, formada por crianças de 7 a 15 anos. Após excelentes resultados, o jovem mudou de categoria e foi colecionando títulos nacionais e, em 1990, decidiu que seria realmente um atleta de elite e viajou à Dinamarca e à Suécia, onde intensificaria seus treinos.

Em 1995, Robert Sheidt já era campeão mundial junior na categoria Laser, mas foi nos Jogos Pan-Americanos em Mar del Plata, na Argentina, que o brasileiro realmente se apresentou à imprensa e ao grande público brasileiro, com a medalha de ouro conquistada, seguido do primeiro título mundial adulto, conquistado em Tenerife, na Espanha.

A consagração, porém, viria no ano seguinte: com apenas 23 anos, Robert Sheidt supreendeu o mundo ao vencer a categoria Laser e conquistar sua primeira medalha de ouro olímpica. No mesmo ano, se formou em Administração na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

A essa altura, Sheidt já era o grande nome do iatismo no planeta, e ele se manteve no topo nas três olimpíadas seguintes. Em Sidney 2000, conseguiu a prata. Em 2004, voltou a dominar as águas atenienses e abocanhou mais um ouro que já o colocava no seleto hall dos bi-campeões olímpicos.

Quatro anos depois, em Pequim, Sheidt teve a honra de ser escolhido o porta-bandeira da delegação brasileira no desfile de abertura no Estádio Ninho de Pássaro.

Na hora de competir, o brasileiro teve problemas no início das regatas, mas conseguiu se recuperar e terminou com mais uma prata que o colocou definitivamente na história do esporte olímpico do Brasil: Scheidt é o único atleta do País a conquistarquatro medalhas em quatro Olimpíadas consecitivas. 

Além das medalhas olímpicas, Robert Sheidt conquistou nove campeonatos mundiais, além de outros dois ouros e duas pratas nos Jogos Pan Americanos. Tal currículo o coloca atrás apenas de Torben Grael - que possui cinco no total -, mas em 2012 os dois disputarão uma vaga na classe Laser, e caso seja o representante brasileiro nos Jogos de Londres, Sheidt poderá se tornar o maior atleta olímpico brasileiro e único tri-campeão do País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário