domingo, 5 de junho de 2011

Um salto para a eternidade

O Blog Heróis Olímpicos do Brasil não poderia deixar de contar a história de um dos primeiros grandes nomes do esporte nacional, que chegou ao lugar mais alto do pódio em Jogos Olímpicos em duas ocasiões, numa época em que o Brasil ocupava papel de mero coadjuvante no atletismo mundial: Adhemar Ferreira da Silva.
O brasileiro, nascido em 29 de setembro de 1927, em São Paulo, conquistou sua primeira medalha de ouro internacional no santo em distância, em 1951, nos jogos Pan-Americanos de Buenos Aires. Mas o nome de Adhemar entrou mesmo para a história do esporte brasileiro depois de conquistar a medalha de ouro nos jogos Olímpicos de Helsinque, em 1952, na Finlândia. Além da medalha de ouro, ele bateu o recorde mundial ao saltar 16,22 m, marca que foi considerada o limite humano, na época.
A essa altura, Adhemar já era uma celebridade do esporte mundial, mas queria mais e conseguiu: voltou a ser campeão olímpico em 1956, em Melbourne, na Austrália. Antes da prova, uma dor de dente quase o tirou das pistas. O brasileiro conseguiu se recuperar e saltou 16,36 metros. Adhemar Ferreira da Silva foi o primeiro e único atleta brasileiro a conquistar dois títulos consecutivos em Olimpíadas.
Adhemar se despediu das pistas em 1960, após saltar 15,07 m nos jogos olímpicos de Roma, onde quase não participou por devido a problemas pulmonares. Ídolo das torcidas do São Paulo e Vasco da Gama, Adhemar morreu no dia 12 de janeiro de 2001, vítima de um ataque cardíaco fulminante. Até hoje o São Paulo Futebol Clube carrega duas estrelas no peito, que representam suas conquistas olímpicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário