domingo, 5 de junho de 2011

Maurren e o ouro da superação

Maurren Higa Maggi se apresentou pela primeira vez ao público brasileiro cantando o hino nacional no lugar mais alto do pódio com as unhas pintadas com as cores de nossa bandeira e um ursinho de pelúcia no colo. A cena aconteceu nos Jogos Pan Americanos de Winnipeg, no Canadá, em 1999, após a vitória da atleta no salto em distância. A inocência e a alegria da menina de 23 anos comoveram a todo o País, que mal fazia ideia de onde essa brasileira poderia chegar e quantos desafios ela teria de enfrentar em sua carreira.
Em 2003, Maurren já era uma das atletas mais famosas do País e conquistara o terceiro lugar no campeonato mundial daquele ano, disputado em Birminghan, na Inglaterra. Porém, poucos dias antes do início do Pan Americano de Santo Domingo, onde pretendia defender seu título, a brasileira sofreu o golpe mais duro de sua carreira: seu exame antidoping deu positivo para substância Clostebol, primeira droga na lista de proibições da Associação Internacional de Federações de Atletismo.
Maurren se explicou dizendo que não sabia que o creme cicatrizante Novaderm - que teria sido aplicado após uma sessão de depilação definitiva - continha tal substância, mas sua defesa não foi aceita e ela recebeu dois anos de punição. A atleta se mostrou muito abatida após seu afastamento e parou de praticar o esporte. Durante todo o período de punição, cuidou do nascimento de sua filha Sofia, em Mônaco, onde residia com seu então marido, Antônio Pizzonia, piloto de Fórmula 1.
Foi Sofia, inclusive quem lhe deu forças para voltar ao atletismo quando se encerrou o período de punição. Em 2006, a Maurren já estava de volta às pistas e com muita força de vontade conseguiu classificação para o Pan do Rio, que seria disputado no ano seguinte. Na cidade maravilhosa, a atleta voltou a sorrir e a chegar ao lugar mais alto do pódio.
Porém, foi em 2008 que Maurren escreveu definitivamente seu nome na história: a brasileira fez a melhor marca na prova do salto em distância - 7,04 m, um centímetro a mais que sua principal rival, a russa Tatiana Lebedeva – e conquistou a primeira medalha de ouro do atletismo feminino do Brasil. No pódio, a medalhista brasileira não conteve as lágrimas e dedicou a vitória a sua filha. “É pela Sofia que eu estou aqui. Tenho certeza de que Deus fez um caminho diferente, mas para dar tudo certo.”
Maurren Higa Magi,nascida em São Carlos (SP), em 1976, é um dos grandes exemplos de superação de nosso País. Ela soube saltar toda a desconfiança após ser acusada de doping e com muita esforço e perseverança se tornou a maior atleta olímpica do Brasil. Confira abaixo uma homenagem preparada pelo programa Esporte Espetacular da Rede Globo, após a conquista da medalha de ouro, ao sim de O Portão, do rei Roberto Carlos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário