terça-feira, 31 de maio de 2011

O bronze que valeu ouro

A maioria dos atletas fica lembrada pelas suas conquistas, em geral medalhas de ouro. Mas um brasileiro ficou marcado para sempre na história dos Jogos pela sua atitude desportiva na Olimpíada de 2004, em Atenas. Vanderlei Cordeiro de Lima tinha 36 anos quando ganhou a Medalha Pierre de Coubertin, concedida a atletas que valorizam o esporte mais que a vitória, um dos prêmios mais nobres concedido pelo Comité Olímpico Internacional (COI).

O brasileiro recebeu a honraria após a sua memorável participação na maratona olímpica – modalidade considerada a mais tradicional e que, por isso, marca o encerramento dos Jogos. Vanderlei liderava a prova até o 36° quilômetro, a seis do final, quando em um dos momentos mais críticos da prova, Vanderlei foi atacado pelo ex-sacerdote Cornelius Horan, que invadira a pista. O golpe do fanático religioso irlandês derrubou o atleta, que teve que ser socorrido por alguns espectadores, numa das cenas mais lamentáveis e, ao mesmo tempo, memoráveis da história das Olimpíadas.

Vanderlei perdeu fôlego, tempo e duas posições com o incidente, mas ainda conseguiu completar a prova em terceiro lugar. Ao entrar no estádio Panathinaikos, ele foi aplaudido de pé pelos fãs do esporte que esperavam por sua chegada, e vibraram mais do que quando o italiano Stefano Baldini cruzou a linha de chegada na primeira colocação. Mostrando seu espírito esportivo, Vanderlei adentrou ao local final da prova fazendo o aviãozinho, gesto que ficou conhecido mundialmente, e com um belo sorriso estampado no rosto.

Durante a premiação, o brasileiro nem parecia ter perdido o primeiro lugar por causa do maluco irlandês. Sua alegria e vibração contagiavam todos que estavam no ginásio. Cornelius Horan, que atrapalhou o brasileiro, não foi preso. Essa não havia sido a primeira vez que ele invadira um evento esportivo: em 2003, ele se infiltrou no Grande Premio de Silverstone de Fórmula 1, vencido por Rubens Barrichello, com uma faixa implorando que todos lessem a bíblia.

Além da medalha olímpica de bronze, Vanderlei Cordeiro de Lima conquistou dois ouros nos Jogos Panamericanos de Winnipeg, em 1999, e em Santo Domingo, em 2003. O herói olímpico se aposentou em 31 de dezembro de 2008, na corrida de São Silvestre e, atualmente, participa de provas promocionais de seus patrocinadores. 

Confira abaixo o vídeo que mostra a invasão do padre irlandês, a recuperação do brasileiro e a chegada ao Estádio Olímpico, ao som de “Tente Outra Vez”, de Raúl Seixas:  


Nenhum comentário:

Postar um comentário