segunda-feira, 18 de abril de 2011

Os Jogos Olímpicos


Antes de contar a história dos grandes atletas brasileiros que brilharam em Olimpíadas, é preciso fazer um breve resumo deste que é o maior evento esportivo do planeta e que teve início há milhares de anos.

Os primeiros Jogos Olímpicos datam de mais de 2700 anos atrás e aconteciam em Olímpia, na Grécia Antiga. O evento era uma celebração de tributo aos deuses e às qualidades atléticas dos competidores. Além disso, as Olímpiadas encorajavam a boa relação entre as várias cidades-estado que formavam a região grega. 


A origem desta competição é cercada de mitos e lendas. A mais popular delas, afirma que Zeus e seu filho Héracles foram os criadores dos Jogos Olímpicos, que assim como os jogos da era moderna, aconteciam de quatro em quatro anos. Baseado em inscrições encontradas em Olímpia, afirma-se que a primeira Olimpíada aconteceu em 776 a.C e que seu primeiro vencedor foi Coroebus, um cozinheiro da cidade de Elis.
Os jogos foram ganhando tradição ao longo dos anos, mas sucumbiram à medida que os romanos iam ganhando importância e influência em território grego. Segundo registros, a última Olimpíada foi disputada em 393 d.C., quando o imperador Teodósio I declarou que todas as práticas e cultos pagãos deveriam ser abolidos.

Jogos da Era Moderna

Mais de um milênio depois, já em 1884, Pierre de Frédy, mais conhecido como o Barão de Coubertain, com o objetivo de reviver os Jogos Olímpicos, fundou o Comitê Olímpico Internacional (COI) e dois anos depois, realizou a primeira Olímpiada dos Jogos Modernos, justamente em seu berço, Atenas, na Grécia.

Os jogos da Grécia receberam 240 atletas de 14 nações, e levou ao delírio o público que lotou o recém-construído estádio Panathinaiko. O sucesso do evento foi tão grande que os atletas locais pediram ao COI que Atenas fosse escolhida como sede fixa para os Jogos. A ideia foi logo rechaçada pelo comitê que previa mudança de sedes. Os jogos seguintes foram realizados em Paris, em 1900.


Em 1914 foi idealizada a bandeira dos jogos olímpicos, formada por cinco aros unidos entre si. Elas representam cada um dos continentes participantes: América, Ásia, Africa, Oceania e Europa. "Citius, Altius, Fortius", que significa em latim "mais rápido, mais alto, mais forte", é o lema olímpico.



De 1886 para cá, foram realizadas 29 Olímpiadas, sendo a última em Pequim, em 2008. Na ocasião, o Brasil foi representado por 277 atletas e conquistou 15 medalhas, sendo três de ouro, quatro de prata e oito de bronze.


A ginasta Larissa Latynina, da extinta União Soviética é a maior atleta olímpica de todos os tempos, tendo conquistado dezoito medalhas (nove de ouro) em três participações (Melbourne-56, Roma-60 e Tóquio- 64). Latynina é seguida pelo nadador Micheal Phelps, detentor do recorde de medalhas de ouro conquistadas numa só edição – 8, em Pequim, 2008. Phelps tem 16 medalhas no total, sendo 14 de ouro e duas de bronze e pode bater o recorde de Latynina em Londres-2012.

Ao todo o Brasil conquistou 91 medalhas, sendo 20 de ouro, 25 de prata e 46 de bronze, o que o deixa na 36ª colocação no ranking de todos os jogos. A melhor colocação brasileira aconteceu justamente em sua primeira participação, nos Jogos da Antuérpia, em 1920. O País terminou a competição na 15ª colocação.

Desde 1942, acontecem, também a cada quatro anos, os Jogos Olímpicos de Inverno, que abrange os esportes praticados na neve e no gelo. Desde 1994, as Olimpíadas de inverno acontecem sempre dois anos após a realização dos Jogos Olímpicos de Verão (antes eram celebrados simultâneamente). 

As próximas Olimpíadas de Verão acontecerão em Londres, em 2012, e posteriormente, no Rio de Janeiro, em 2016. A cidade brasileira venceu as candidaturas de Chicago, Madrid e Tóquio. Será a primeira vez que o evento será sediado na América do Sul.  Confira abaixo o vídeo institucional da candidatura carioca exibido em Copenhague, na Dinamarca, no dia em que o Rio foi escolhido sede das Olimpíadas.